terça-feira, 26 de abril de 2011

União Islâmica inicia campanha de ações judiciais contra Veja‏

A União Islâmica iniciou uma campanha para mover 50.000 ações judiciais contra a revista Veja, em resposta à edição intitulada "A Rede do Terror no Brasil", que tratou de vincular o islamismo a supostas ações de grupos terroristas no Brasil. A campanha pretende recolher procurações para ajuizar ações de reparação de danos morais por difamação, calúnia e um tanto de outras agressões. Tais procurações devem ser preenchidas e enviadas a uma mesquita mais próxima. O modelo de procuração pode ser obtido aqui.

Download Procuração


Tal edição foi amplamente comentada e contestada em círculos jornalísticos, acadêmicos, políticos e, principalmente, entre a comunidade muçulmana.

Além das notáveis distorções e imprecisões jornalísticas já características do veículo em questão, a publicação ocorre no momento em que se toma conhecimento da estratégia de difamação das religiões promovida pelos EUA, através do financiamento a veículos de imprensa brasileiros, entre eles a Veja, como revela o Wikileaks.

Tal estratégia teria como um dos objetivos a defesa de uma lei anti-terrorista no Brasil que, como se sabe, não passaria de instrumento de perseguição política, nos moldes do que é adotado em todo o mundo contra indivíduos ou grupos que se opõem, de uma forma ou outra, às agressões imperialistas.

Além disso, pretende remover os obstáculos legais às ações de difamação das religiões.

O alvo da grande imprensa brasileira, voz mais evidente da direita nacional, certamente não se restringe aos muçulmanos. Afinal, quem já não ouviu chamarem o MST de grupo terrorista?

Trata-se da versão nacional da já desbotada "guerra ao terror" liderada pelos neoconservadores norte-americanos. É a tentativa de incluir o Brasil numa artificial guerra de religiões e implantar no país um tipo de perseguição política tipicamente fascista, baseada em preconceitos, estigmas e medos irracionais.

O resultado evidente de matérias como essa da revista Veja não parece ser outro que o de alimentar, de forma manipuladora, a desconfiança em território nacional, abrindo caminho para ações de intolerância religiosa.




ocomumbrasil.wordpress.com

Nenhum comentário: