sexta-feira, 29 de abril de 2011

Esvaziamento do DEM anda mais rápido do que imaginava a direita

direita
Alkmin tenta evitar o esvaziamento do PSDB e Serra assiste ao movimento da direita rumo ao PSD
O esvaziamento do DEM segue de forma mais acelerada do que previam os integrantes da legenda que reúne a maior parte da ultradireita brasileira. Uma decisão do governador paulista, Geraldo Alkmin, retirou da pasta a ser entregue ao Democratas praticamente todos os projetos importantes e com peso no Orçamento do Estado. A secretaria de Desenvolvimento Social teve seus recursos redirecionados para outras áreas do governo e ao novo titular, o deputado federal Rodrigo Garcia (DEM-SP), restará apenas o status de integrante do secretariado tucano, como forma de assegurar a continuidade da frágil aliança que ainda se sustenta em São Paulo.
O tucano Paulo Alexandre Barbosa, que estava no cargo, irá para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico com a maior parte dos programas sociais projetados para a nova pasta. O volume de recursos destinados ao novo posto é de cerca de R$ 3 bilhões em programas sociais até 2014. O nível de investimentos está assegurado, mas os projetos serão executados por outros segmentos do governo, exceto os programas Viva Leite e Bom Prato. No mais, os programas de formação profissional e bolsas universitárias, que antes seriam coordenados pela Ação Social, seguem para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Dança das cadeiras
O novo desenho político do Palácio dos Bandeirantes, segundo observadores da cena política paulista, é uma articulação do governador Alkmin para tentar conter a debandada para o partido criado para abrigar parte da direita insatisfeita com as atuais legendas. O PSD, de Gilberto Kassab, já arrebanhou parlamentares do DEM, do PPS e do PSDB. O PSD já nasce com o apoio do vice-governador, Guilherme Afif Domingos. A opção custou a Afif o comando da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e, aparentemente, perde espaço no governo, embora a proximidade dele com os principais líderes da direita facilite o trânsito político na busca de novos nomes para a legenda em formação.

Nenhum comentário: