segunda-feira, 18 de abril de 2011

Fidel exorta juventude a superar o capitalismo

 Por Redação, com agências internacionais - de Havana
Fidel e Raúl
Fidel e Raúl Castro negociam a abertura econômica da Ilha, sem abrir mão do regime
Ex-presidente cubano, Fidel Castro pediu nesta segunda-feira que a nova geração que participa do VI Congresso do Partido Comunista de Cuba (PCC), “retifique” o socialismo e “supere” o capitalismo. Fidel escreveu, em um artigo publicado na edião desta segunda-feira do diário comunista Granma, que escutou no último domingo os debates dos delegados do Congresso, e que eram tantas comissões que ele não pode acompanhar “a todos que falavam”, mas que se espantou com o “elevado nível cultural” da nova geração.
O ex-mandatário convocou esses novos participantes a “retificar e mudar, sem vacilações, tudo o que deve ser retificado e transformado, além de continuar demonstrando que o socialismo é também a arte do impossível”. Essa tarefa, “é, no entanto, mais difícil que a assumida por nossa geração quando foi proclamado o socialismo em Cuba”, em 1959, escreveu Fidel. Ele ainda reconheceu que superar o sistema capitalista, “que fomenta e promove os instintos egoístas do ser humano”, é “um difícil desafio, na época bárbara das sociedades de consumo”.
Fidel, que é ainda o primeiro-secretário do PCC, colocou que a direção do partido deve ser “uma soma dos melhores talentos políticos” de sua população, capaz de enfrentar a política “do império” norte-americano, que “põe em risco a espécie humana”. Ele acusou os Estados Unidos de terem gerado “mafiosos como os da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan)”, que foram “capazes de lançar mais de quatro mil mísseis” sobre a Líbia no período de 29 dias, escreveu.
O VI Congresso do PCC, o primeiro desde 1997, que teve início neste sábado, aprovará as medidas econômicas que “atualizarão” o socialismo, como anunciado pelo presidente cubano e irmão de Fidel, Raúl Castro.

Nenhum comentário: