segunda-feira, 11 de agosto de 2008

O grupo tortura nunca mais tem um precioso arquivo sobre o período da ditadura militar, A ITAIPU participou ativamenta das operações da Operação Condor

http://www.torturanuncamais-rj.org.br/sa/Artigos.asp?Codigo=32.Acesso em: 9 de agosto de 2008,

Um Abraço,
Amanda
Quem escreve á o jornalista Aluízo Palmar

"Durante minha pesquisa no arquivo da Polícia Federal, encontrei cópias de alguns documentos que comprovam a participação dos militares que atuavam no Centro de Informações do Exército (Ciex) e na Assessoria Especial de Informações de Itaipu, no seqüestro e morte de Agostín Goiburú. Como meu acesso ao arquivo da PF aconteceu numa condição excepcional, não me foi permitido fazer cópias dos documentos.(4) Durante os três meses em que vasculhei a papelada enchi três cadernos anotando as informações que considerei mais relevantes. A respeito do caso Goiburú encontrei os seguintes registros:"

Origem: CiexPedido de Busca 0140/75“Dr. Goiburú fugiu do território argentino onde estava asilado e se encontra em território brasileiro possivelmente em Foz do Iguaçu”.Origem: SNI Pedido de Busca 166410/11/76Está prevista a chegada em Foz na primeira quinzena de setembro de Eduardo Sardi, Agostín Goiburú, Silvestre Gomes e do Tenente Caselli. Origem: S2 do 1º Batalhão de Fronteiras11/2/77Relação de elementos subversivos paraguaios em Foz do IguaçuAgostín Goiburú Gimenez, Tito Martinez, César Cabral, Rodolfo Mongelos Leguizamón, Eduardo Sardi Ostergag, Silvestre Gomes Caselli5º Região MilitarCentro de Informações do Exército (Ciex) Informe 0089/76 Recebemos informações que será realizada reunião em Guaíra com a presença de Aníbal Abatte Soley, Alejandro Stumpfs, Rodolfo Monjelos, Nielse Fernandes, Aluízio Ferreira Palmar, César Cabral, Epifânio, Tito e Xisto FleitasItaipu Binacional (5)Assessoria Especial de Segurança e Informações Informe 031/76, de 15/12/76Subversivos paraguaios em Foz do Iguaçu a – Coordenação de Segurança informa que subversivos paraguaios planejavam reunião em Guaíra, a qual não chegou a se concretizar.Tal fato já confirmado pela Coordenação de Segurança do Paraguai, que enviou na ocasião elementos de busca àquela cidade.b – Há indícios de que Goiburú e Aníbal Abate Soley sejam a mesma pessoa.1. Goiburú é visto constantemente em companhia de companheiros de Aníbal.2. Ambos nunca foram vistos juntos nas reuniões da organização.3. Goiburú faz viagens para Buenos Aires, Foz do Iguaçu, Cambé e Ponta Porã e viaja em companhia de Tito Mendes. Aníbal tem negócios em Cuiabá. 4. Goiburú viaja com documentação falsa e como disfarce usa peruca. Aníbal é visto constantemente de peruca.

Nenhum comentário: