quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Serra não criou seguro-desemprego

da Folha de S.Paulo, em Brasília
da Agência Folha, em Recife

Adversários do candidato do PSDB à Presidência, José Serra, estão usando a mesma estratégia empregada pelo tucano para atacar Ciro Gomes (PPS): contestar informações e números usados em entrevistas e na campanha.

A Frente Trabalhista (PPS-PTB-PDT) contestou esta semana a declaração de Serra de que foi o criador do seguro-desemprego.

Serra disse que tornou possível o seguro-desemprego e foi criador da lei do benefício. Porém, o benefício foi criado pelo decreto 2.283 de 27 de fevereiro de 1986, pelo então presidente José Sarney, que criou o Plano Cruzado 1.

"Não sei de onde ele [Serra] tirou que criou o seguro-desemprego. O seguro foi criado no meu governo. Na época, ele era secretário [de Economia e Planejamento" do governador Franco Montoro", disse o senador José Sarney (PMDB-AP).

Segundo assessoria de Serra, as explicações sobre as declarações do candidato estão em seu site. Anteontem, foi posto no site texto que diz que o seguro-desemprego foi regulamentado no governo Sarney em 1986 e que posteriormente, na Constituinte, Serra apresentou emenda criando fonte de financiamento do benefício.

Serra
O presidenciável tucano, José Serra, fez campanha ontem caminhando por cerca de uma hora por ruas apertadas do centro de Recife tomadas por camelôs e lojas de artigos populares.

Acompanhado por duas bandas de frevo, o presidenciável permaneceu o tempo todo ao lado do governador de Pernambuco e candidato à reeleição, Jarbas Vasconcelos (PMDB). Mas nenhum material de campanha em conjunto foi distribuído durante a caminhada.

Veja também o especial Eleições 2002

Nenhum comentário: