segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Anedota búlgara

Há quem sustente por aí que Dilma Rousseff nasceu na Bulgária e que, por isso, não poderia se candidatar à presidência do Brasil. O presidente Barack Obama também foi alvo de boatos desse tipo.
Anedota búlgara

Há quem sustente por aí que Dilma Rousseff nasceu na Bulgária e que, por isso, não poderia se candidatar à presidência do Brasil.

A “informação” circula por e-mail com a foto da suposta capa de um jornal búlgaro, e traz o fac-simile do que seria a certidão de nascimento da candidata.
Logo de cara, o boato vai deixando pistas de que é desses “dos bons”: na Bulgária se usa o alfabeto cirílico. A tal certidão está grafada nesse alfabeto, menos “Dima Rousseff” – que, aliás, se chama Dilma Vana Rousseff. Depois, o jornal não tem nenhum registro com esses termos em seu arquivo virtual.
Mas essa modalidade de boato não é nova. Em julho do ano passado, começaram a dizer lá nos EUA que Barack Obama não era norte-americano.

A verdade é que Dilma é brasileira, mineira de Belo Horizonte. E tem sangue búlgaro, sim: seu pai, o imigrante Pedro Rousseff, era de lá e imigrou para o Brasil.

Será que quem escreve esses e-mails fajutos não tem coisa mais útil pra fazer? Na dúvida, a nossa dica é a leitura de um bom livro – que tal o do também mineiro Carlos Drummond de Andrade?

Um comentário:

Anônimo disse...

Este fato aconteceu no Peru, com Alberto Fujimore, o qual nasceu no Japão e não pode ser confirmado para uma nova eleição no Peru. Vamos chamar a Polícia Federal para investigar.