terça-feira, 22 de março de 2011

Dilma diz que mulheres mostram competência como governantes

efe.com, Atualizado: 22/3/2011 13:26

Dilma diz que mulheres mostram competência como governantes

Brasília, 22 mar (EFE).- A presidente brasileira, Dilma Rousseff, afirmou nesta terça-feira que o fato de ela ser uma governante mulher não prejudica nem favorece as relações do Brasil com outros países e ressaltou que as mulheres demonstraram muita competência como governantes no mundo todo.

"Eu não acredito que a questão do gênero interfira no relacionamento entre os países. A mulher vem demonstrando, em todo o mundo, muita competência ao ocupar altos cargos públicos" disse Dilma na coluna "Conversa com a Presidenta" desta terça-feira, publicada em jornais no Brasl e no exterior.

"E já somos muitas atuando", disse Dilma, quem afirmou sentir orgulho de integrar "um grupo formado por Cristina Kirchner, da Argentina, Laura Chinchilla, da Costa Rica, Angela Merkel, da Alemanha, Michelle Bachelet, ex-presidenta do Chile e atualmente na ONU, Ellen Johnson Sirleaf, da Libéria, entre tantas outras".

"Somos as primeiras mulheres a assumir a função de chefes de governo ou de Estado em nossos países", ressaltou.

Acrescentou que se sua condição como presidente demonstra a maturidade democrática da sociedade brasileira também lhe impõe a responsabilidade de traduzir em ações concretas o compromisso dessa sociedade com a igualdade de gênero, para dar maior oportunidade às mulheres.

"Alguém já disse - e eu concordo plenamente - que o nível de avanço de uma sociedade pode ser medido pelo grau de emancipação de suas mulheres", concluiu.

Nenhum comentário: