quarta-feira, 16 de março de 2011

De novo os dois pesos e duas medidas

15/3/2011 13:35, Por José Dirceu

A Folha de S.Paulo, no que faz muito bem, continua a tratar dos sucessivos escândalos que praticamente todas as semanas – e no mínimo um por semana – atingem a polícia paulista. Agora foi a queda de um dos cardeais da área, Marco Antonio Desgualdo, ex-delegado-geral da Polícia Civil e homem de confiança do governador Geraldo Alckmin (PSDB).

O governador o afastou da chefia do departamento de homicídios, segundo o jornal, sob o pretexto de que houve “quebra de lealdade”. Desgualdo teria sido convidado pela banda da polícia em briga com o secretário de Segurança Pública para obter e divulgar o vídeo que provocou outros escândalos e demissões na alta cúpula da Segurança.

A gravação explosiva registra o encontro do secretário com um repórter da Folha de S.Paulo no Shopping Pátio Higienópolis. Desgualdo, ainda de acordo com o jornal, não participou da trama, mas não teria comunicado o convite a seus superiores.

Esclarecimentos só na aparência

Aparentemente, tudo esclarecido. Mas só na aparência, porque a Folha, que sempre pratica a violação do sigilo nem registrou esta sua prática até agora e nem explica claramente porque está atacando tanto a divulgação do vídeo e colocando o tucanato e seu secretário de Segurança em São Paulo como vítimas do episódio.

O que há por trás disso? O que o secretário e o jornalista conversavam no Shopping? Por que o secretário não disse o que tinha a falar numa entrevista normal, pública, do conhecimento prévio de todos?

Vejam, uma coisa é o combate a corrupção – os jornais registram que o Secretário de Segurança Pública estaria sob bombardeio de uma banda da polícia porque instaurou investigação para apurar corrupção e irregularidades que teriam sido cometidas por 900 delegados, quase 1/3 dos 3.300 do efetivo do Estado.

Mas, vejam, temos aí a questão dos meios. Valem todos? Ou quando envolve a Folha e a beneficia na elaboração do seu noticiário valem todos e quando envolve os policiais não? Ela pode, só ela, quebrar e vazar sigilos, dados de processos à vontade, mas condena outros que fazem o mesmo que ela?

Nenhum comentário: