domingo, 18 de julho de 2010

Onda de frio Onze pessoas morrem na Argentina e Uruguai por conta do frio

A onda de frio que atinge a América do Sul já deixa ao menos nove mortos na Argentina e outros dois no Uruguai.

No Uruguai, um morador de rua morreu de hipotermia em Durazno, no centro do país. O homem, de cerca de 40 anos, dormia ao relento na madrugada de sexta-feira, quando a temperatura alcançou 5 graus negativos em alguns pontos do país.

No dia anterior, uma pessoa morreu no Departamento de Rocha (leste).

Na Argentina, a onda de frio polar afeta quase todo o território, com intensas nevascas e temperaturas abaixo de zero, e já deixou nove mortos.

Segundo a Rede Solidária, ONG que realiza ações para evitar este tipo de morte, nove pessoas morreram por hipotermia.

A última morte confirmada é a de um bebê que vivia com sua família nas ruas de Buenos Aires.

Além destas nove mortes por ação direta do frio, este ano 33 pessoas 11 delas menores de idade morreram por intoxicação com o gás monóxido, produto da má combustão no sistema de calefação.

Estas mortes aconteceram majoritariamente em casas precárias, sem sistemas adequados de ventilação.

Segundo a ONG, a cada ano morrem entre 80 e 100 pessoas por hipotermia e por inalação de monóxido de carbono.

"Em Buenos Aires há 1.400 pessoas dormindo nas ruas e em toda Argentina as pessoas nesta situação somam 20 mil, 60% delas homens entre 35 e 55 anos", precisou o fundador da Rede Solidária, Juan Carr.

De acordo com o último relatório do Serviço Meteorológico, "a onda de ar frio de origem polar continua afetando todo o território argentino com temperaturas mínimas de até -14 graus no centro da Patagônia e da região central do país, e entre 0 e -3 graus no norte argentino".

Segundo o Serviço Meteorológico, a onda de ar frio segue pelo menos até domingo na região da Patagônia (sul), enquanto no resto do país começa a ceder gradualmente a partir da próxima segunda-feira.

Em meio a onda de frio, associações de consumidores denunciaram problemas na provisão de gás natural e situações de desabastecimento de bujões de gás que são vendidos a preços muito acima de seu valor oficial.

A onda de frio se estende desde o sul de Argentina e Chile até Bolívia, Paraguai, Peru e o sul do Brasil, e está associada a um centro de alta pressão atmosférica, pouco comum, instalado sobre a Província de Buenos Aires e o Uruguai.

Edição: Fernanda Pádua | Fonte: Folha
--------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: