sábado, 17 de julho de 2010

Defesa Civil de SP suspende arrecadação para vítimas das enchetes do NE

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A partir deste sábado (17), a Defesa Civil de São Paulo vai suspender a arrecadação de donativos destinadas às vítimas das enchentes em Pernambuco e Alagoas. Segundo levantamento realizado pela Defesa Civil Nacional nas regiões afetadas, há uma grande quantidade de donativos estocados nestes Estados e ainda há doações que serão encaminhadas para o Nordeste vindas de outros Estados do Brasil.

Segundo a Defesa Civil de São Paulo, a cidade já destinou 150 toneladas para os municípios de Barreiros (PE), Palmares (PE), Água Preta (PE), União dos Palmares (AL) e Branquinha (AL). Ainda estão disponíveis mais 280 toneladas de donativos que serão transportados pela FAB (Força Aérea Brasileira) com o auxílio da Defesa Civil Nacional ou com o apoio de empresas aéreas e rodoviárias.

As autoridades estaduais registram, até o momento, a existência de 44.426 desabrigados --26.618 em Alagoas e 17.808 em Pernambuco--, além de 57 mortos (37 em Alagoas e 20 em Pernambuco) e 69 desaparecidos (todos em Alagoas).

No total, 95 municípios foram atingidos, dos quais 28 são alagoanos e 67, pernambucanos. Embora tenha o menor número de cidades afetadas, Alagoas permanece com o maior número de municípios em calamidade pública (15, contra 12 em Pernambuco). Mais quatro cidades do Estado continuam em situação de emergência. Em Pernambuco, 27 municípios estão nessa condição.

Em nota, a prefeitura de São Paulo agradece "a solidariedade da população paulistana que não mediu esforços para ajudar nossos irmãos do nordeste, o que viabilizou 430 toneladas de donativos incluindo água potável, roupas, roupas de cama, materiais de higiene pessoal e de limpeza, colchões, cobertores, entre outros". Se for preciso, a Defesa Civil retomará a campanha.

Nenhum comentário: