domingo, 18 de julho de 2010

Buenos Aires Primeiro casamento gay na Argentina será dia 13 de agosto

Apoiadores do casamento gay aguardam aprovação da lei aprovando o matrimônio em Buenos Aires (Argentina) Dois homens que estão juntos há 34 anos devem se casar no dia 13 de agosto em Buenos Aires, de acordo com a data divulgada nesta sexta-feira, na primeira cerimônia com o aval da lei que autoriza o casamento entre gays na Argentina.

Após confrontos entre grupos pró e contra e mais de 14 horas de debate, o Senado argentino aprovou, na madrugada desta quinta-feira, o projeto de lei que reforma o Código Civil e passa a permitir o casamento entre homossexuais, tonando-se o primeiro país latino-americano a autorizar o matrimônio de pessoas do mesmo sexo.

Apoiadores do casamento gay aguardam aprovação da lei aprovando o matrimônio em Buenos Aires (Argentina)

"Na sexta-feira, 13 de agosto, às 14h, nesse cartório civil da circunscrição 14, serão os primeiros a casar-se", disse a autoridade de um cartório civil do bairro portenho de Palermo, de onde é o casal.

Alejandro Vanelli, 61, e Ernesto Rodríguez Larrese, 60, pediram para marcar a data do casamento no mesmo cartório onde, há três anos, a possibilidade de casar foi negada.

"Estamos felizes. Há três anos tentamos nos casar nesse mesmo cartório, mas isso foi negados. Apelamos e ainda esperamos. Agora sim nos dão a chance. Com essa lei, temos uma Argentina mais solidária, mais igualitária e mais livre", disse Larrese.

"Quem está mais contente são nossos netos. Temos uma família formada há 34 anos, com muito amor", disse seu futuro marido.

A lei deve ser promulgada na próxima quarta-feira pela presidente Cristina Kirchner, em um ato para os quais foram convidadas organizações gays.

Edição: Redação Vooz São Paulo | Fonte: Folha Online
--------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: