sábado, 17 de julho de 2010

Chávez exibe esqueleto de Simón Bolívar na televisão

DA FRANCE PRESSE, EM CARACAS (VENEZUELA)

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, exibiu --e comentou-- na televisão os restos mortais de Simón Bolívar, considerado herói da independência na América espanhola. O corpo foi exumado, segundo Chávez, para a realização de exames científicos para confirmar sua autenticidade.

"Aqui está Bolívar vivo, mais que um esqueleto. Não é um esqueleto, é o grande Bolívar, que voltou. Aqui está lançando seu raio sobre um povo que o amará para sempre", declarou Chávez.

Vídeo mostra cientistas exumando restos mortais de Simon Bolivar, em evento comentado ao vivo por Chávez

O esqueleto de Bolívar foi exibido pontualmente às 23h desta sexta-feira (21h30 em Brasília), como prometido por Chávez para não atrapalhar as crianças que estivessem assistindo TV.

As imagens, que mostram um grupo de supostos legistas manipulando a urna onde se encontram os restos mortais, foram transmitidas ao vivo durante um ato oficial. O vídeo teve como tema de fundo o hino nacional venezuelano. Durante o dia foram transmitidas imagens similares pela televisão, mas apenas à noite os ossos foram exibidos.

Bolívar é o inspirador da revolução bolivariana promovida por Chávez, que, inclusive, mudou o nome do país para República Bolivariana de Venezuela.

Chávez anunciou horas antes que cientistas da Espanha e da Venezuela participariam da exumação dos ossos e usariam as amostras da DNA para certificar cientificamente que se tratam dos resto de Bolívar.

Também seriam feitas tomografias do crânio e raios-X para investigações posteriores que fornecerão respostas sobre a morte do herói.

Os restos de Bolívar permanecem desde 28 de outubro de 1876 no Panteão Nacional em Caracas.

Nenhum comentário: