sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Mural da Paz

Observamos com nitidez nas várias formas de expressão artística a força da evolução impulsionando o homem para criações superiores. Para o belo.

Da mesma forma nas várias expressões da religiosidade torna-se transparente a condução Divina norteando os passos do homem na busca do seu verdadeiro "Eu".

Quando se fala em humanitarismo que divulgam ações solidárias, campanhas se fazem minorando sofrimentos em um escala de pequeno a médio porte por não conseguirem essas ações sanearem o todo.

A evolução tecnológica em muito contribui possibilitando a troca de comunicação entre os povos de uma mesma região ou de locais eqüidistantes.

No adágio popular se diz: "a propaganda é a alma de todo bom empreendimento" !

Então por que não somos ainda tão capazes de discernirmos na integra sobre o bem e o mal nos colocando a disposição da propagação da paz de forma mais efetiva?

Por que sempre o bem é visto de forma tão acanhada em detrimento das atrevidas investidas da ignorância que finge em não querer ver a luz?

Na Era atual onde contamos com auxílio de recursos audiovisuais de grande monta se precisássemos nos utilizar de um mural eletrônico como o apresentaríamos? Com qual material o confeccionarí amos? Com qual tinta grafaríamos as informações a serem nele inseridas?

Por certo, escolheríamos o mais rico material e usaríamos uma linguagem clara e atrativa que desse corpo e alma a finalidade do mesmo.

Muito mais que ser um mero painel de avisos este mural – o da paz – haveria de ter vida a fim de contagiar outras vidas.

Que tal se ao invés de usarmos elementos materiais perecíveis nesse empreendimento, investíssemos no elemento essencial - o Espírito, ser imortal – que habita em nós tornando-nos um reflexo real dessa confecção como assim já nos falara o Mestre de Nazaré em célebre frase: "brilhe a vossa luz"!

Com certeza, quebraríamos mais um paradigma em favor da paz pois, ela, não nasce e nem se encontra fora ou em local geograficamente circunscrito a não ser dentro de cada um de nós.

Mas como realizar essa grande descoberta quando vemos pessoas caminharem trilhas físicas até alcançarem a exaustação na busca de respostas que estão dentro de si?

Só há um único meio: autodescobrir- se. Viajar em nosso íntimo fazendo paragens em nossas emoções, auscultando nossos sentimentos, tendo a coragem de nos vermos como verdadeiramente somos: "Filhos de Deus".

Porém, para engalanar o mural vivo da paz é necessário nos despirmos de atavismos e culturas sociais onde:

1. forte é aquele que tem dinheiro e posição social de destaque! Sendo fraco o que se encontra em situação contrária;

2. a vida é do mais sábios! Como coisa que sabedoria fosse apanágio de corrupção moral. Sabedoria é patrimônio dos bons Espíritos.

3. dinheiro é quem traz felicidade! Quando sabemos que nem ele e nem a falta dele é capaz de encontra-la. Ela não está nas coisas perecíveis.

4. os títulos acadêmicos não demonstram intelectualidade de ninguém, muito embora exerçam um belo verniz social. Entre o "eu tenho" e o "eu sou" vai um longo percurso.

Quantas vezes já não ouvimos frase desse tipo: como gostaria de ter paz de espírito! Porém, raramente ouvimos alguém indagar: onde está o verdadeiro espírito da paz?



...Não penseis, pois, que eu vim trazer paz à Terra, essa modorrenta paz que é feita de ócio e de cansaço, mas a paz dinâmica e gloriosa que é conquistada com a espada flamejante da autoconsciência que dilui a sombra teimosa.*



Por enquanto ante as minhas reflexões no estudo de Jesus e o Evangelho – a luz da psicologia profunda - esse é um pequeno esboço do que poderá vir a ser esse mural, mas, já acredito ser um bom começo, principalmente para os que teimam em não querer deixar sua "zona de conforto" e sair para a vida!





Texto de Mãe Luzia Nascimento, escrito em 29/07/2008











*Jesus e o Evangelho – a Luz da psicologia profunda – cap. Espada e Paz. Espírito Joanna de Angelis, Divaldo Pereira Franco





Mãe Luzia NascimentoSacerdotisa de UmbandaDirigente do Centro Espiritualista Luz de Aruanda - Fundado em 16 de agosto de 2007http://www.caboclop ery.com.br/ centro_espiritua lista_luz_ de_aruanda. htmRua Porto Estrela, nº 65, Estância, Recife-PEhttp://br.groups. yahoo.com/ group/Luz_ de_Aruanda/

Nenhum comentário: