quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

As Sete Linhas de Umbanda (2008 é o Centenário)
Umbanda é uma religião humanamente brasileira e tem sido ramificada sobre diversos aspectos, existe a umbanda astrológica, filosófica, analógica, numerológica, oculta, aberta, oracular, iniciática, branca, esotérica, cabalística, sincrética, independente da classificação todas tem em sua origem os sagrados orixás que são os senhores regentes da natureza, sendo assim os orixás são encontrados nos números e nos astros no esoterismo, na umbanda branca, na multicolorida chamada de popular e no sincretismo com os santos protestantes cristãos.
Os orixás adaptam - se as concepções humanas voltando-se a elas e auxiliando a todos em suas evoluções. Os orixás são mistérios ou manifestações do Criador através de símbolos a natureza. As criaturas inclusive nós humanos retiram tudo que precisam da natureza para viver e evoluir. Nela encontramos o ar o fogo, a terra, a água, o vegetal, o mineral, o cristal. Estes 7 (sete) elementos nos dão a idéia da origem dos orixás sagrados que geram o Setenário Sagrado, formando a coluna de gira que rege nosso planeta. Criado por Olorum (Deus) o Setenário Sagrado tem em sua essência os fundamentos das misteriosas 7 (Sete) linhas de Umbanda.


As Sete Linhas de Umbanda
1º Trono (Trono da Fé – Elemento Cristal)
Oxalá – O irradiador da Fé
Atua na religiosidade dos seres, enviando vibrações estimuladoras da fé individual e irradiações geradoras de sentimentos de religiosidade. Oxalá é o irradiador da fé em âmbito planetário e multidimensional, Jesus Cristo é um orixá de nível intermediário dentro da hierarquia de Oxalá, da mesma forma que Buda e outras divindades manifestadoras da fé os muitos orixás vieram a terra encarnados para falar aos homens e estimular a fé em Deus.


Oiá – Tempo – A alternadora do caos religioso
O tempo é a chave do mistério da fé regido por Oiá – Tempo ela é a eternidade do tempo e na infinidade de Deus que todas as evoluções acontecem. Oiá – Tempo forma um ponto energético oposto ao de Oxalá e ambos regem a Linha da Fé a primeira das Sete Linhas de Umbanda que correspondem as Sete irradiações divinas do nosso Criador.


2º Trono (Trono do Amor – Elemento Mineral)
Oxum – A irradiadora do amor Divino
E da concepção da vida em todos os sentidos. Oxum conquista riqueza espiritual e abundância material é regente irradiante do pólo magnético da linha do amor, da maternidade e da união.


Oxumaré – Regência sobre a sexualidade dos seres
Seu campo de atuação é o da renovação dos seres Oxum agindo no amor e na concepção, forma com Oxumaré a segunda linha de umbanda. Ele é a renovação contínua em todos os pólos e em todos os sentidos da vida de um ser. Sua identificação com Dan a serpente do arco-íris não aconteceu por acaso, pois Oxumaré irradia as sete cores que caracterizam as sete irradiações divinas e que da origem as sete linhas de umbanda, onde atua como elemento renovador.


3º Trono (Trono do Conhecimento – Elemento Vegetal)
Oxossi – Caçador do Conhecimento
É o caçador por excelência, mais caça o conhecimento, é o cientista o doutrinador que traz o alimento da fé e o saber aos espíritos fragilizados tanto no pólo da fé como do saber religioso. Seu elemento é o vegetal.


Obá – A concentradora do conhecimento
É a orixá que aquieta e densifica o racional dos seres, já em seu campo de atuação é o esgotamento dos conhecimentos desvirtuados. Sendo uma orixá telúrica atua nos seres pelo terceiro sentido da vida o Conhecimento, desenvolve o raciocínio e a nossa capacidade de assimilação mental que influencia a nossa vida e evolução contínua. Seu elemento é o vegetal.


4º Trono (Trono da Justiça – Elemento Ígneo)
Xangô – O justiceiro
É o orixá da justiça e seu campo de atuação é a razão despertando nos seres o senso de equilíbrio e iniqüidade, o Trono da Justiça Divina, ao irradiar-se cria a linha de força da justiça pontificada com Xangô e Egunitá divindade natural cósmica do Fogo Divino.


Egunitá – Regente do fogo da Justiça Divina
Purifica os excessos emocionais dos seres desequilibrados, desvirtuados e viciados. Mãe Egunitá é o fogo puro e suas irradiações cósmicas absorvem o ar, o seu magnetismo é negativo e atrai o elemento com o qual energiza e irradia até onde houver ar para dar esta sustentação energética e elemental.


5º Trono (Trono da Lei – Elemento Eólico)
Ogum – Ordenador Orixá da Lei
É o Orixá da Lei e seu campo de atuação é a linha divisória da razão e a emoção sinônimo da Lei e Ordem e atua nos processos e procedimentos. O Trono da Lei é eólico e ao irradiar-se cria a linha do ar elemental com dois pólos magnéticos ocupados por orixás diferenciados em todos os pólos.


Yansã – Aplicadora da Lei na vida dos seres
Seu campo de atuação é o emocional dos seres, ela os esgota e os redireciona, abrindo-lhes novos campos para onde evoluíram de forma menos emocional.


6º Trono (Trono da Evolução – Elemento Telúrico)
Obaluaiê – Evolução dos seres
Seu campo simboliza as passagens de um estado da evolução para outro é o regente do pólo magnético masculino da linha da evolução. O Trono da Evolução é um dos Sete Tronos essenciais que formam a coluna divina regente do planeta, sua projeção faz surgir na umbanda a linha da evolução.


Nanã Buruquê – Regência sobre maturidade
Campo de atuação no racional dos seres, Mãe da natureza cósmica atuando também no emocional dos seres, quando recebem suas irradiações inquietam-se e tem suas evoluções paralisadas e assim permanecem até passarem por uma decantação completa de seus vícios e desequilíbrios mentais.


7º Trono (Trono da Geração – Elemento Aquático)
Yemanjá – Mãe Geradora da vida
É o Trono feminino da geração e seu campo de atuação está no amparo a maternidade. Yemanjá a Mãe da vida, é a água que dá vida é quem rege sobre a geração, que simboliza a maternidade, o amparo materno a Mãe.


Omulu – Rege a passagem (morte física)
Seu campo de atuação é o instante da passagem do plano material para o espiritual (o desencarne). Não há razão para temer Omulu, pois ele guarda para Olorum todos os espíritos que fraquejaram na sua jornada carnal e entregados a seus vícios carnais. Ele não pune ou castiga ninguém, pois isso cabe a Lei Divina, que também não pune ou castiga, apenas conduz cada um no seu devido lugar após o desencarne. Quem semeou ventos colherá tempestades, mais amparado pela própria Lei que recorre a um dos sete domínios negativo todos regidos pelos orixás cósmicos.


Trono e Mistério Exu e Pombogira
Exu é quem vitaliza os demais, não necessariamente numa linha de umbanda, porém se manifesta em todas, dando sustentação para os trabalhos de esquerda, pois todos os guias e orixás têm seus exus correspondentes.
Como par natural pombogira está nos desejos e vontades, que por si só não realizam sem a vitalidade.
Ambos não trabalham por desejo e vontade própria, mais sim pela vontade da Lei Maior ou de quem os procura (os consulentes) . Pombogira trás para suas vidas este elemento os desejos de trabalhar, de comprar, de estudar, porém não é exu mulher.
São os guardiões das passagens e porteiras que existe no mundo visível, são mensageiros que levam os pedidos até o conhecimento dos orixás e juntos neste Trono estimulam e vitalizam toda a criação.


"Umbanda tem fundamento, é preciso conhecê-la e estudá-la".


Show de Umbanda – Jundiaí (www.tvus.com. br)
Teatro de Jundiaí dia 24/09/07
Texto Pai Benedito de Aruanda – Médium Rubens Saraceni.



fonte:http:/ /ceuspbom. blogspot. com/2008/ 07/as-sete- linhas-de- umbanda-2008- o.html

Nenhum comentário: