terça-feira, 16 de setembro de 2008

Cracatoa Simplesmente Sumiu

Não Levarás Seu Santo Nome em Vão
Posted: 16 Sep 2008 07:14 AM CDT
O terceiro mandamento do decálogo judaico-cristão - Não Levar Seu Santo Nome em Vão - é, para mim, dos dez, o que mais faz sentido, embora os outros nove tenham lá seus encantos quando comparados ao habitual comportamento humano.
Eis minha interpretação.
Acontece que a compreensão da existência ou não existência de um deus - note que eu não disse o deus - está tão acima das capacidades de nossos veículos de manifestação - físicos, emocionais, mentais e até mesmo intuicionais -, que nem vale a pena tocar no assunto.
Isto é: não temos como expressar tal debate pelos meios habituais. Seria o mesmo - eu diria que é ainda mais absurdo - que uma cenoura tentar entender a existência, os desígnios e ações humanos.
Portanto, se alguém me pergunta se acredito ou não em Deus, costumo conduzir a conversa para coisas de que eu entendo minimamente.
Cenouras, por exemplo.
O terceiro mandamento, na verdade, está dizendo: “Nunca se refira a Deus, seu saco de batatas. Não vale a pena. Viva sua vida direito e não se preocupe com o que não lhe diz respeito.”
Lista dos livros mais vendidos
Não Levarás Seu Santo Nome em Vão

Nenhum comentário: