quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Você já se perguntou se é a mídia que serve à oposição de direita ou se é esta que serve àquela? Durante os últimos anos, como a mídia se dedicou a produzir factóides que servissem ao discurso oposicionista, prevaleceu a sensação de que Serra e sua turma a tinham nas mãos. Mas e se a for a mídia que usa os Serras, Alckmins e FHCs da vida?
Pensemos juntos. Por que a mídia bilionária serviria a um grupo político que dela depende para sobreviver? Todos viram o estrago que algumas míseras denúncias que saíram na mídia durante o processo eleitoral – quando esta deu a fatura por liquidada em favor de Dilma – fizeram na candidatura tucana à Presidência.
Ao contrário do grupo político lulo-petista, o grupo demo-tucano demonstrou não ter a menor resistência à investigação e ao questionamento de uma só das dezenas de denúncias não divulgadas que pesam contra os partidos de direita. Sem o apoio da mídia, PSDB, DEM e PPS talvez nem sobrevivessem a estas eleições.
A mídia parece ter um poder de barganha com os partidos de direita que os deixa muito distantes de poderem se servir dela. É mais provável, por esta linha de pensamento, que as famílias midiáticas é que escolham políticos que julguem com “potencial” para lograrem vitórias políticas, as quais serão usadas para atenderem a demandas de classe social.
Ou seja, a mídia tampouco é general de nada. No máximo, é tenente a serviço de um setor muito pequeno da sociedade que, através de empresários de comunicação, vinha conseguindo fazer com que os seus interesses nada representativos parecessem os interesses de todos.
Tal poder, porém, começou a minguar. Da virada do milênio para cá, essa mídia passou a perder doses maciças desse poder de eleger e/ou de derrubar políticos.

Um comentário:

Anonymous disse...

A mídia isso, a mídia aquilo... O PT reclama que a "mídia" o persegue...

Não esqueci que quando FHC estava no poder, as notícias eram sobre escândalos que ocorriam em seu governo...

Quem está no poder é o alvo da notícia.

O PT está no poder, logo é o alvo da notícia.

Essa idéia de "perseguição da mídia" é incutida nos que tem preguiça de lembrar e pensar, para que apoiem a aprovação de um plano nacional de direitos humanos que dá ao presidente do país o poder de caçar a licensa de radiodifusão de órgãos de imprensa.

Você, autor desse post, só consegue enxergar de um lado. Você é mais parcial que o juri de Jesus e Barrabás. Você não tem senso crítico. Você tem memória curta e seletiva. Você engole o que já socam em sua guela.

Você não tem discernimento para ler uma notícia de jornal, a entende ter sido escrita por uma "mídia" parcial e acha que o justo é que a parcialidade seja para o outro ponto de vista.

Você votou num produto de marketing. Você votou num candidato que não existia. Você votou no carisma. Você é o culpado pela prolongação e ratificação da desgraça que é o "jeitinho brasileiro". E o seu preço é baixo: um plano de assistência social insustentável. É o pagamento sua mente. É a transação penal para não punir o governo que armou um esquema de corrupção nunca visto em nenhum governo do mundo.

Seu Papai Noel te enganou.